quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Jurubu





O jaburu, também conhecido por tuiuiú, é uma ave e pode ser encontrado em várias regiões, desde o sul do México até a Argentina, mas não é encontrado na parte ocidental dos Andes.
Este animal tem um corpo muito engraçado, pois pode medir até cerca de 1 metro de altura e 1,4 metros de comprimento. tal como o seu corpo, também possui de um grande bico, 15 cm de comprimento. a cor predominante do jaburu é o branco, pois o seu corpo é coberto por plumagem branco, mas nas pernas é coberto por penas pretas. O seu pescoço é preto e nu e na parte inferior possui uma papo também nu e de cor vermelha.

Vive em bandos nas margens dos rios, em árvores esparsas. Os seus ninhos são bastantes característicos pois são feitos no altos das árvores com ramos secos.

A alimentação do jarubi é constituída por peixes, por moluscos, por repteis, por insectos e por pequenos mamíferos.

domingo, 30 de novembro de 2008

Diabo




Este animal que se pode ver na imagem acima é o diabo da Tasmânia. Como próprio nome indica, este mamífero habita na Tasmânia. A meu ver tem uma aparência muito engraçada, estatura pequena, podendo atingir os 12kg, orelhas redondas e o nariz afiado.


O diabo alimenta-se de coelhos entre outros animais, mas não só, também se pode alimentar de insectos, cobras e frutos. São animais diurnos e são bons caçadores pois têm a visão, o olfacto e os seus bigodes que os ajuda bastante nesta acção. Mas estes animais tão engraçados não são sempre assim, podem-se tornar extremamente agressivos e envolvem-se em lutas que deixam cicatrizes profundas com frequência. As lutas são acompanhadas de barulhentas vocalizações como grunhidos, guinchos e latidos que contribuem para a fama de ferocidade do animal.

Urutau







Hoje quero apresentar-vos esta ave muito rara, chamada de Urutau. Esta ave também conhecida por pássaro-fantasma, devido a uma lenda que dizia que este animal aparecia na hora em que a lua nasce e o seu canto se assemelha a uma mulher que perdera o seu amor.


Estas belas aves, têm aves nocturnas e a sua alimentação é insectos grandes, mas também come outros animais de pequeno tamanho, tais como morcegos, lagartos ou pequenos pássaros.Os urutaus utilizam a sua plumagem para se camuflar, pois o seu aspecto assemelha-se a um pedaço de madeira. Além de não se assustar facilmente, não se acostumam a vida em locais urbanos.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Feneco




Os fenecos ou raposas-do-deserto (nome científico: Vulpes zerda) são animais da ordem carnívora que habitam em regiões desérticas, semidesérticas e montanhosas, no norte África e na Península Arábica.


Estes possuem uma estrutura pequena, podendo chegar a medir 20 cm de altura e 40 cm de comprimento, com um peso máximo de 1,5 kg. Relativamente ao corpo, as suas orelhas são enormes, cerca de 15cm, que ajuda este animal a perder facilmente calor e também funcionam como excelente captador dos ruídos.


Os fenecos são animais de hábitos nocturnos e alimentam-se de pequenos roedores, lagartos, insectos, pequenas aves, ovos e algumas plantas, sobrevivendo muito tempo sem beber água.
Estes animais podem se tornar em animais domésticos pois são muito sociáveis.

Esta espécie está ameaçada, embora o seu estatuto ainda seja insuficientemente conhecido.

Peixe - Borboleta




Os peixes-borboleta (nome científico:Carnegiella strigata) habitam na América do Sul.
Estes belos animais vivem em águas quentes, com temperatura entre os 24-26ºC, e pouco profundas.


O corpo deste peixe é castanho claro e tem uma risca horizontal dourada, e o seu dorso é listado por linhas transversais escuras possuindo assim um aspecto de mármore.


São peixes que medem geralmente 3 cm, podendo chegar até 4 cm, e têm barbatanas fortes que lhes permitem saltar à superfície para se alimentar de insectos que sobrevoam a superfície da água.

Libelinha




A libélula, ou libelinha, tem um tempo de vida até 5 anos e não tem capacidade de picar. É um insecto constituído por um abdómen muito longo, olhos compostos e dois pares de asas semi-transparentes. Estas medem entre 2 e 19 cm de comprimento e as espécies mais rápidas podem voar a cerca de 85 Km/h.


Estes animais vivem junto de zonas pantanosas ou rios e riachos alimentando-se de outros insectos, como moscas e mosquitos.


As libelinhas adultas caçam pelo seu sentido de visão extremamente apurado. Os seus olhos conferem-lhes um campo visual de 360 graus.

Os Kiwis



O Kiwi é uma ave de tamanho pouco maior que o de uma galinha. O seu corpo é revestido por penas cinzentas e possui um bico longo com narinas na extremidade, garras afiadas e asas atrofiadas, pois não voa.


Este animal habita em bosques e em locais montanhosos, tendo hábitos nocturnos vivendo em buracos no solo. Para caçar utiliza o seu olfacto e sendo o kiwi omnívoro, alimenta-se de frutas, sementes, insectos, vermes e larvas.

Vivem aos pares e têm um único parceiro por toda a vida.

São criaturas ágeis que podem correr mais do que um humano.